miércoles, 13 de agosto de 2008

HISTORIA DA DANZA ÁRABE


A dança do ventre é uma dança que dançavam as mulheres para seus reis tambem foi usada como um ritual de fortalecer a mãe terra elas se juntavam só entre mulheres e dançavam para a lua e a terra .
Quando o rei se casaba a mulher tinha que dançar pra ele com algum elemento ..
A dança do ventre tem varios elementos tem
A espada,o baston, veus,khaleege,taças ,calendabro,duff
Punhal,serpente ,dabke,turibulo.milaya leff .baladi ,flores.......

A dança é uma manera de se expresar mediante o corpo
Normalmente as mulheres são chamadas como prostitutas por dançar, na tradição musulmana a dança não esta bem visto.

A dança arabe antiga e sagrada chego ate nossos dias como uma arte desnaturalizada, sobrevivencia hibrida do que em otros tempos era método objetivo para elevar a conciencia ate os estados mais elevados do ser.
Em condições da vida, que caracterizam a sociedade moderna do ser biológico humano, abre um passo a seu ser social, e assim se ve máis separado da sua natureza. Aumenta os conflictos com o ego-corporal e os condicionamentos sexuais propios de uma cultura que vive em quase total desconhecimento de uma sexualidade sublime e religiosa.


A dança arabe pode permitir a mulher encontrar uma importante via de expressão a través do seu corpo. Uma técnica sutil, delicada e sugestiva, de movimentos pélvicos ondulantes e sensuais. Esta maravilhosa prática permite liberar zonas bloqueadas do corpo, das quais geralmente já não se tem mais consciencia Este fator está intimamente relacionado com determinados bloqueios psicológicos que incidem na sencibilidade e na feminilidade . De esta forma permite a mulher sentir maior segurança e posibilita establecer com ela o poder e a força mais suave ... o sutil ... e o femenino.


A Dança Oriental é uma das danças máis antigas do mundo, que combina elementos de diferentes países do Oriente Meio e Norte de África, porem suas orígens precisas são incertas.
Nos países árabes esta dança se conhece como Raks Sharki que significa literalmente Dança Oriental. O nome Dança do ventre comença a ser utilizado no seculo XIX pelos europeos que viajaram aos países exóticos em busca de novas culturas, costumes e paisagens. Estes viajantes lhe deram este nome inspirados pelos movimentos do ventre e quadril que não existían nas danças europeas.
Temos que distinguir entre o Raks Sharki (Dança Oriental) e o Raks Baladi (Dança do Povo). O raks báladi é uma dança máis elemental, práticamente desllisamento e com movimentos predominantes. O raks sharki é o máis refinado e rico. Inclue movimentos do folclore egipcio, da dança clássica e da dança contemporánea, com grandes desplazamentos, voltas e movimentos para todas as partes do corpo, porem os do quadril são também os máis importantes.
Em alguns povos da antiguidade se pensava que a fertilidade humana estava directamente relacionada com a terra. As mulheres, que eran as que criavam novas vidas, lhes atribuían poderes mágicos. Por exemplo
Na Anatolya Central e no mediterráneo (Turquía), A mais de mil anos, as mulheres tem danças rituais em honra a estes poderes mágicos (ceremonias relacionadas com a fertilidade). Os homens estavam excluidos destes ritos. Algumas delas se reliazavam em honra as deusas ., em particular da Siria e Turquía. No Chipre, lugar de nascimento de Afrodite, a deuss Grega do amor e da fertilidade, as mulheres realiazavam danças rituais eróticas acompañadas de cantos e percussão mediante as quais se punhan em transe. Isto lhes permitía entrar em contato com a deusa e que ésta lhes passa-se seu poder. Assim mesmo, estes ritos ou similares tiveram lugar na Mesopotamia, fenicia, Egito, Arabia e na India nestas cerimonias participavan grande número de mulheres. Nelas se dançava, se cantava em inclusive em algumas as mulheres se ofrecíam aos homens em honra a deusa . O propósito destas cerimonias era trazer o poder da deusa a terra e favorecer a fertilidade. Durante o Séc. IV D. c. o Cristianismo e o Islam pasaram a dominar o Oriete Meio . no entanto tomaram certas festas e ritos pagãos e os apropiaram adaptándo -os a sua nova religião, Durante el S. XIX, Egito existían dois tipos de dançarinas : as ghawazee (ciganas) que dançabam ao ar livre o no campo, normalmente para audiencias de clase social baixa Atuavam com um pequeno grupo de músicos que costumavam incluir mizmar, nay y tabla. As awalim eran mas respeitadas e alem de dançar, cantavam e recitavam poesía. Normalmente atuavam na casas dos ricos. Os músicos eran: nay, oud, kanoon e tabla. Em ambos

No hay comentarios: